
Brasil Exchange
Uma forma fácil de comprar criptomoedas.
O Cenário Atual
Pesquisa Secundária
Para entender o contexto do mercado de criptoativos e seus investidores, planejamos e executamos uma pesquisa secundária.

Com a pesquisa descobrimos que mundo das criptomoedas vem ganhando cada vez mais espaço nas carteiras de investimentos. E isso não serve apenas para investidores experientes. Isso porque, dentro de um ano houve um crescimento de 51% de novos investidores no universo de criptoativos. Com relação ao mercado brasileiro, segundo um estudo da Sherlock Communications chamado “Relatório Blockchain — Latam 2022” mostra que 25% dos brasileiros pretendem comprar criptomoedas até março de 2023, enquanto 13% dos brasileiros já tem esses ativos em carteira.
Apesar do grande desejo de entrada, há pesquisas que mostram algumas inseguranças desses possíveis investidores ao pensar em adentrar no mundo das criptomoedas.
Motivos de não investirem no mercado de criptoativos

É difícil, confuso e julgam não saber o suficiente para começar.

Medo sobre a segurança do dinheiro investido.

Plataformas pouco confiáveis e difíceis de usar.
O crescimento do mundo das criptomoedas pode interferir na confiança dos investidores iniciantes, causando um afastamento da iniciativa de comprar esses ativos ou pior, comprar moedas simplesmente “porque todo mundo tem”, o que leva a uma alocação irracional, além de gerar ainda mais medo quando o rendimento é negativo.
Diante desse cenário, fica difícil fazer com que investidores iniciantes comprem moedas digitais com confiança. Mas também há um espaço para explorar novas oportunidades.
Nosso objetivo é oferecer uma plataforma descomplicada e facilitar o acesso à informação, buscando dar confiança e um maior engajamento para que investidores iniciantes consigam comprar suas primeiras criptomoedas.
Conhecendo os usuários
Para conhecer quem são nossos usuários, suas dores e percepções realizamos algumas pesquisas, aplicamos um questionário utilizando o método survey e, em seguida, realizamos uma pesquisa em profundidade.

A Joana, é uma investidora que já tem um certo conhecimento de mercado tradicional, mas ainda está insatisfeita com outras corretoras. Ela acredita que as taxas atuais do mercado são muito altas, tem medo de usar o suporte por ser em outros idiomas e fica apreensiva quando os depósitos não caem na hora.

O Bruno Farias, é um potencial investidor que ainda está no zero, mas que busca um passo a passo bastante simples de comprar, vender e entender as criptomoedas.
Jornada dos usuários
Para visualizar o processo como um todo, e entender melhor os problemas encontrados no processo de realização da primeira compra de criptomoedas, decidimos focar no perfil do potencial investidor.

Benchmarking
Pensando nas atuais alternativas de soluções existentes no mercado, realizamos um Benchmarking para conhecer melhor os produtos concorrentes e encontrar os principais meios de diferenciação para o nosso aplicativo.

Definição das soluções
Para definirmos as soluções que iríamos construir, realizamos um workshop e escolhemos a metodologia do Lightning Decision Jam (LDJ) pelos seguintes motivos:
-
Rapidez nas decisões;
-
Democrático;
-
Todos participam.
Com o workshop, chegamos aos principais insights abaixo:

Wireframe e Fluxos do usuário
Após definirmos o que seria importante construir primeiro, iniciamos a etapa de ideação fazendo os rabiscoframes, e em seguida, construímos o wireframe.

Fluxo 1:
Realizar um depósito em reais.

Fluxo 2:
Compra de um ativo.

Teste de Usabilidaade
Para realizarmos os testes de usabilidade com o wireframe, utilizamos a plataforma Maze.
Definimos três tarefas para os usuários realizarem:
Tarefa 1
Comprar Bitcoin
14 respostas
85% de taxa de sucesso
Tarefa 2
Encontrar o gráfico de comparação dos rendimentos com indicadores econômicos.
10 respostas
90% de taxa de sucesso
Tarefa 3
Simular um depósito em reais.
12 respostas
100% de sucesso
Após analisarmos os resultados dos testes de usabilidade, fizemos as alterações necessárias, e partimos para a definição do estilo do produto e a criação da alta fidelidade.
Guia de Estilo
& Documentação
Nessa etapa, definimos o estilo da Brasil Exchange, cores, tipografia, ícones, botões , inputs etc, documentamos e, em seguida, construímos as telas em alta fidelidade e prototipamos nosso produto.


Diferenciais da Brasil Exchange:
Apresenta um passo a passo para primeira compra.
Há uma explicação de cada tipo de negociação.
Abertura

Depósito em BRL

Compra de criptoativo

Próximos passos
Compreendemos que um produto nunca está completo, por isso são necessárias melhorias contínuas baseadas em pesquisas com o usuário e em testes constantes.
-
Analisar resultados e revisar as métricas propostas do negócio;
-
Realizar mais testes de usabilidade com o protótipo de alta fidelidade;
-
Criar os wireframes das telas de cadastro e realizar teste de usabilidade;
-
Estudar a viabilidade em adicionar novas funcionalidades.
Equipe
Alany Morais — UX Research, Mapeamento, Workshop, UX Strategy
Ana Karoline Linhares — UI Design, Prototipação, UX Research, Workshop, Mapeamento
Luiz Fonseca — Mapeamento, UI Design, Prototipação
Pedro Bauermann — UX Strategy, UX Research, Mapeamento